Trending

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Plantão da Política





Na retrospectiva 2014 do Plantão da Política você confere os principais fatos políticos que marcaram o ano das eleições!

Corrupção na Petrobrás –
Sem dúvidas a o escândalo denominado “Petrolão” é o maior caso de corrupção da história do Brasil. As CPIs estão investigando irregularidades envolvendo a Petrobras ocorridas entre os anos de 2005 e 2014. Entre os fatos investigados estão a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), o lançamento de plataformas inacabadas, denúncias de pagamento de propina a funcionários da estatal e o superfaturamento na construção de refinarias. O “Petrolão” seriam equivalentes a 33 “Mensalões” (caso de corrupção antes do da Petrobrás). Ao ser questionada, Dilma disse que de nada sabia.

Morte de Eduardo Campos –
O dia 13 de agosto de 2014 foi um dia triste para a política brasileira, morre o governar e então candidato a presidência Eduardo Campos em um acidente de avião. Um fato interessante é que Eduardo Campos morreu na mesma data que seu avô Miguel Arraes. Um dia antes do acidente Eduardo participou de uma entrevista ao Jornal Nacional, e disse a frase lema da campanha de Marina: Não vamos desistir do Brasil. 120 mil pessoas acompanharam o velório de Campos.

Marina Silva é anunciada candidata a presidente –
Após a morte de Campos, o PSB anunciou no dia 20 de agosto, a candidatura de Marina Silva e Beto Albuquerque a presidência. O presidente nacional do partido, Roberto Amaral, agradeceu a dupla por ter aceitado o desafio e afirmou que eles são dignos de honrar a história do PSB. — Vocês dois juntos e seus militantes estão substituindo a tristeza com a alegria que está em vocês.
Fenômeno Marina –
Já era de se esperar, nesse ponto da disputa eleitoral todos os olhos se voltaram a Marina, a candidata de um dia pro outro se viu na liderança da disputa eleitoral, desbancando seus adversários Dilma Rousseff (que continuava colada) e Aécio Neves que estava bem atrás nas pesquisas.
Polêmica Levy Fidelix –
A candidata Luciana Genro (PSOL) questionou o candidato sobre as políticas públicas dele para sobre união homoafetiva e políticas públicas relacionadas à comunidade LGBT. Levy polemizou ao relacionar homossexualidade à pedofilia na resposta: 
— Aparelho excretor não reproduz (...) Como é que pode um pai de família, um avô ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha. Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar, fez muito bem, do Vaticano, um pedófilo. Está certo! Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar.
Queda de Marina e subida de Aécio –
Já estávamos nos aproximando do Primeiro Turno das eleições de 2014 e o “fenômeno Marina” parou. Maior parte do programa de Dilma era contra Marina Silva, quem se beneficiou com isso foi Aécio Neves, o foco de Dilma era desbancar Marina, mas com isso Aécio começou a subir novamente, já estava no final, o último debate do 1º turno realizado pela Globo, mostrou que o foco já não era mais Marina e sim Aécio Neves.
 Polêmica Correios –
Os Correios abriram uma exceção para o PT e distribuíram em São Paulo panfletos da presidente Dilma Rousseff sem chancela ou comprovante de que houve postagem oficial. A estampa, prevista em norma da própria estatal, serve para demonstrar que houve pagamento para o envio, de forma regular, da propaganda eleitoral. Sem ela, é difícil atestar que a quantidade de material distribuído corresponde ao que foi contratado pelo partido. O número declarado de panfletos distribuídos sem chancela dos Correios foi de 4,8 milhões.
Erro feio dos institutos de pesquisa –
As pesquisas erraram feio desta vez. Um dia antes da eleição, o Datafolha, por exemplo, antevia que Dilma Rousseff obteria 44% dos votos válidos; o tucano Aécio Neves, 24%, e Marina Silva, do PSB, 22%. Contabilizadas as urnas, Dilma ficou com 41,59%, e Marina, com 21,32%. Sem dúvida, estão na margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. Mas Aécio marcou 33,55% nas urnas — 7,55 pontos acima da margem superior de erro prevista pelo Datafolha. Como votaram 115.122.611 pessoas, estamos falando de um universo de 8.691.757 eleitores.
Aécio Neves está no 2º Turno –
Aécio Neves desbancou Marina Silva no primeiro turno e ficou com 24% dos votos atrás de Dilma que ficou com 41,59%. A disputa agora era entre Aécio e Dilma. Aécio contava com os votos de Marina Silva, já que eram oposição, vários artistas, jogadores, políticos, partidos e a própria Marina declaram apoio ao candidato. Com isso Aécio liderava todas as pesquisas e o PT já estava estudando uma tática para não deixar que a reeleição de Dilma  fosse ameaçada.
A tática do medo –
Entramos no 2º turno da eleição, e a mesma tática usada para derrubar Marina foi usada com Aécio, maior parte das propagandas eleitorais de Dilma era pra desbancar o adversário em vez de mostrar propostas. Estipulava-se que de 10 minutos de propaganda, 8 minutos eram usados para destruir a imagem do adversário. As propagandas de Aécio também continham acusações a Dilma, mas em menor proporção.
Debates Quentes –
A cada debate o clima esquentava ainda mais, de longe já se percebia que seria uma eleição muito disputada, com poucos votos de diferença entre os dois candidatos. Em certo debate até os familiares foram envolvidos. A disputa estava acirrada.
Ovo ao invés de carne –
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, sugeriu aos brasileiros mudança de cardápio ao comentar o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu a 6,75% ao ano com o resultado de setembro. Diante da alta do preço da carne, Holland sugeriu que a população consuma mais ovos e aves. O preço da carne teve alta de 3,17% no mês.
Preção de Dilma cai ao final de debate –
Sem dúvida este foi o debate mais quente da eleição. Já no começo da entrevista concedida a uma repórter do SBT depois do debate com Aécio Neves, Dilma empacou no meio da palavra inequivoco: “Ineq,.. inequ… inequi…”, rateou o neurônio solitário.  “Eu não tô… muito… ” Talvez por falta de familiaridade com falatórios em dilmês despejados pela cabeça baldia, a repórter deduziu que a declarante estava se sentindo mal. “A pressão caiu”, agarrou-se a entrevistada à boia que caiu do céu.
Um copo de água com açúcar e alguns minutos numa cadeira bastaram para que tentasse retomar a discurseira inintelível. “Eu tive uma queda de pressão. Acredito que… é óbvio que um debate… ele é sempre … exige muito da gente”. gaguejou. A repórter explicou que, antes da pausa estranhíssima, dissera o suficiente para esgotar o tempo da entrevista. A carranca, o olhar colérico e as palavras rosnadas para a jornalista confirmaram que Dilma estava de volta à normalidade anormal.
Dilma manda economista aposentada fazer PRONATEC –
No último debate do 2º turno na Globo, os dois candidatos tinham que responder perguntas de indecisos. Uma indecisa, economista, aposentada foi orientada por Dilma a fazer cursinhos no Senai e Pronatec para voltar ao mercado de trabalho... No outro dia a mesma mulher foi vista em uma passeata de apoio a Aécio Neves, ou seja a resposta de Dilma não a convenceu...
Aécio começa a cair nas pesquisas –
Alguns dias antes da decisão final, as pesquisas já começam a apontar a queda de Aécio e a subida de Dilma, por enquanto estava em empate técnico, depois o Data Folha divulgou uma nova pesquisa dizendo que Dilma passou Aécio pela primeira vez. Nessa altura do campeonato, não tinha mais nada a fazer, se não esperar o resultado final.
Dilma é reeleita mas com vitória apertada –
Com 100% das urnas apuradas, Dilma obteve 51,64% dos votos e Aécio, 48,36%. A diferença de votos era de 3,4 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização. Dilma obteu 54,5 milhões de votos, em quanto Aécio obteu pouco mais de 51 milhões.
Após reeleição de Dilma protestos surgem –
Insatisfeitos com a vitória de Dilma, protestantes foram as ruas. No total já houveram 4 protestos. O primeiro contou com 23 mil pessoas, o segundo com 38 mil, o terceiro com um número menor: 6 mil pessoas, e o quarto e último até agora contou com cerca de 15 mil pessoas. Porém os protestos foram ignorados pela mídia brasileira, os jornais impressos sempre contavam menos pessoas, porém a mídia internacional divulgou o protesto. Uma petição na internet conta com 1,5 milhões de assinaturas.
 Povo é impedido de entrar no congresso –
Alguns manifestantes que foram ao congresso foram impedidos de entrar na “casa do povo” a alteração da meta fiscal foi aprovada com as galerias vazias. Uma senhora, Ruth Gomes de Sá, de 79 anos foi agarrada por um segurança que lhe deu uma gravata. A mulher gritou, se livrou e enfiou as unhas no policial. Depois, outro segurança lhe deu uma rasteira. No outro dia a mesma mulher voltou ao congresso e disse: “Vim quebrar o pau ai.”
Polêmica: Bolsonaro vs. Maria do Rosário –
Que polêmica! No senado Bolsonaro diz: “Não estupraria você (Maria do Rosário) porque você não merece. Mas para entender esta história temos que voltar no tempo... A rixa já é desde 2003, quando no salão verde a discussão começou e Bolsonaro pergunta: “Você está insinuando que sou estuprador?” Maria do Rosário balança a cabeça e confirma: “Sim!”.  E agora quem está certo?


Nenhum comentário:

Sobre Nós

Inauguramos o blog, no dia 27 de Agosto. Nossa primeira postagem foi sobre o primeiro debate que foi realizado na Rede Bandeirantes. Em 4 meses, já temos 35.000 visualizações no blog. Nosso intuito é levar a informação da política, através de um dos maiores meios de comunicação que é a internet.Postamos uma chamada para a matéria aqui no blog, e esta rendeu em meia hora mais de 1500 curtidas e vários compartilhamentos,no blog o alcance de pessoas foram 2000 pessoas em 4 horas. Já alcançamos 5,1 mil pessoas em uma única matéria. Continue visitando nosso blog! Todos os dias iremos atualizar com novas notícias.
Contato: plantaodapolitica@gmail.com
Fã Page: https://www.facebook.com/pages/Plant%C3%A3o-da-Pol%C3%ADtica/817181874968784
Twitter: www.twitter.com/PdaPolitica

(Última atualização: 10/11/2o14)

Popular Posts

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Comunicado Oficial

O Plantão da Política vem recebendo comentários agressivos, dizendo que favorecemos um partido e/ou candidato. Nós não podemos e nem devemos favorecer candidato 'a', 'b' ou 'c'. Somos um blog de notícias, porém temos as colunas, que se localizam abaixo do logo do blog, nas colunas é exposta a opinião do colunista, e muitas vezes não do blog.
Designer By Seo Blogger Templates