Trending

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

IPCA não pode superar 0,86% em dezembro



Índice mensal de inflação teria de ser de 0,30% para repetir inflação 
acumulada em 2013, de 5,91%

A inflação oficial teria que ficar em, no máximo, 0,86% em dezembro para se manter abaixo do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5% - calcula Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula uma alta de 6,56% nos 12 meses encerrados em novembro. Em dezembro de 2013, a taxa mensal foi de 0,92%.
"Ao longo dos últimos meses, a taxa do IPCA (em 12 meses) está girando em torno de 6,5%. Poucos meses desse ano ficou abaixo disso. Então ao medir a taxa de dezembro, vamos ver se a tendência dos últimos meses vai se comprovar", lembrou Eulina. 

A coordenadora apontou ainda que, para repetir a taxa de inflação acumulada em 2013, que ficou em 5,91%, o IPCA de dezembro teria que vir em até 0,30%. 

No entanto, caso se repita o movimento observado no ano passado, a tarefa será difícil. Em dezembro de 2013, a inflação foi de 0,94%. Tradicionalmente, é um mês de vendas aquecidas, por causa do Natal. E o aumento da procura em relação a demanda favorece a alta da inflação. Novembro do último ano também teve inflação bem semelhante a deste: de 0,54%.

Carnes e energia. Os sucessivos aumentos nos preços das carnes e o encarecimento da conta de energia elétrica resultaram nas principais contribuições para a inflação oficial no ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

As carnes subiram 17,81% de janeiro a novembro, enquanto as tarifas de energia ficaram 16,46% mais caras. Os dois itens tiveram impacto de 0,44 ponto porcentual cada um sobre a alta de 5,58% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período.

"Pelo terceiro mês consecutivo, a carne vem impactando o IPCA. São duas questões. A seca que prejudica os pastos, que faz com que o pecuarista compre ração. O gado é mais magro, então não tem quantidade suficiente para abate, a oferta é menor. Além disso, as exportações do Brasil têm aumentado, principalmente, para a Rússia. Então é uma questão de demanda", justificou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

As carnes têm um peso de 2,7% no IPCA, acima de outros produtos importantes na cesta básica das famílias, como o arroz, que pesa 0,6%. 


Quanto à energia elétrica, o peso da energia elétrica é de 2,9%. Após um ano de reduções na tarifa, em 2013, houve reajustes pressionados pela estiagem e pela falta d'água, explicou Eulina.

Nenhum comentário:

Sobre Nós

Inauguramos o blog, no dia 27 de Agosto. Nossa primeira postagem foi sobre o primeiro debate que foi realizado na Rede Bandeirantes. Em 4 meses, já temos 35.000 visualizações no blog. Nosso intuito é levar a informação da política, através de um dos maiores meios de comunicação que é a internet.Postamos uma chamada para a matéria aqui no blog, e esta rendeu em meia hora mais de 1500 curtidas e vários compartilhamentos,no blog o alcance de pessoas foram 2000 pessoas em 4 horas. Já alcançamos 5,1 mil pessoas em uma única matéria. Continue visitando nosso blog! Todos os dias iremos atualizar com novas notícias.
Contato: plantaodapolitica@gmail.com
Fã Page: https://www.facebook.com/pages/Plant%C3%A3o-da-Pol%C3%ADtica/817181874968784
Twitter: www.twitter.com/PdaPolitica

(Última atualização: 10/11/2o14)

Popular Posts

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Comunicado Oficial

O Plantão da Política vem recebendo comentários agressivos, dizendo que favorecemos um partido e/ou candidato. Nós não podemos e nem devemos favorecer candidato 'a', 'b' ou 'c'. Somos um blog de notícias, porém temos as colunas, que se localizam abaixo do logo do blog, nas colunas é exposta a opinião do colunista, e muitas vezes não do blog.
Designer By Seo Blogger Templates