
Na última terça-feira, o candidato Aécio Neves (PSDB) revelou que o plano de governo apresentado por Marina Silva (PSB) plagiou trechos inteiros do Plano Ncional de Direitos Humanos lançado e publicado em decreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em maio de 2002. A cópia aparece no capítulo dedicado ao tema. A campanha do PSB apresenta 10 itens, dos quais 4 foram integralmente copiados da proposta de FHC.
Aécio Neves divulgou o plágio durante uma entrevista coletiva, na qual fez críticas duras a Marina, que despontou nas pesquisas eleitorais e deixou o candidato do PSDB isolado no terceiro lugar, com 15% das intenções de voto.
De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, que realizou uma comparação entre os trechos apresentados do plano de governo de Marina Silva com o decreto de FHC de 2002, os quatro parágrafos são idênticos. Três deles são reproduções integrais e, em um deles, há a troca de dois termos.
A campanha de Marina Silva emitiu uma nota em que chama as acusações do tucano de “maliciosas” e diz que seguiu as diretrizes do Movimento Nacional de Direitos Humanos, que serviram como base para elaborar as versões do plano apresentadas em 1996, 2002 e 2010. De acordo com o texto, o programa “naturalmente incorpora essas conquistas”. Ainda de acordo com a reportagem, a proposta de Marina não incorporou trechos idênticos das versões de 1996 e 2010.
Com informações de Folha de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário