Como já era de se esperar, Dilma começou já debatendo com Marina, perguntando de onde tiraria tantos bilhões para suas promessas, que marina rebateu dizendo que eram compromissos. Marina, não foi direto ao assunto, e na réplica foi questionada por Dilma: Então você falou, falou e nada disse... Da onde vai vir esse dinheiro? Marina novamente não respondeu na tréplica.
Esse bate-rebate, DILMAxMARINA prosseguiu até o fim do primeiro bloco. Aécio, ficou na defensiva, e preferiu continuar atacando a atual presidente. Marina quando teve a oportunidade falou, que Dilma não consegue fazer uma coisa essencial, que é reconhecer os erros, terminou dizendo que quando as coisas vão bem é 100% de lucros para o seu governo. Quando vão mal, é culpa da crise internacional.
Dilma disse que a queda na atividade econômica é momentânea. E comparou o Brasil com outros países.
Marina, foi questionada por Eduardo Jorge sobre o aborto e a legalização das drogas. Marina disse que a discussão não é fácil. Envolve questões filosóficas, morais e espirituais.
Aécio, não foi questionada nem por Dilma nem por Marina.Disse que Marina, tem boas intenções, mas ela não consegue superar as enormes contradições do seu plano de governo. As críticas a Dilma, não foram poupadas, criticou a economia e relembrou o escândalo do mensalão, e voltou a frisar no caso da Petrobrás.
Já no segundo bloco, foi questionado por um dos jornalistas, sobre casos de corrupção envolvendo o PSDB. Aécio, se defendeu dizendo que não vai torna-los heróis nacionais, assim como o governo do PT está fazendo. Aécio no final do debate, disse que queria fazer perguntas a Marina, mas não teve a oportunidade.
Dilma, no final voltou a primeira pergunta, questionando-a novamente, da onde tiraria o dinheiro. Marina, questionou Dilma sobre atual situação econômica do país.
Dilma declarou que é difícil esclarecer determinados assuntos em um debate com sete participantes. Ela disse que queria ter falado mais sobre o investimento federal em obras de mobilidade urbana e saneamento feitas pelos estados. A petista criticou mudanças feitas pelo PSB nas propostas de direito LGBT no programa de governo de Marina e declarou que é a favor da criminalização da homofobia e voltou a falar da falta de previsão de recursos para as promessas do PSB.
Marina, se esquivou, e não respondeu a pergunta de Dilma, sobre o assunto dizendo que a presidente tem que explicar à sociedade porque não cumpriu as promessas que fez em 2010.
Marina também falou sobre a polarização com Dilma:
— Acho engraçado dizer que houve polarização minha com a Dilma. Antes era PT com PSDB. Agora, o povo está fazendo com que esta polarização ocorra comigo e com a sociedade brasileira. Quem está em primeiro lugar nas pesquisas não sou eu, é a sociedade, que está comigo.
Para Aécio, a polarização entre Dilma e Marina faz parte das estratégias das campanhas. Ele lamentou o que classificou como “falta de sorte” na hora do sorteio para fazer perguntas e disse que queria fazer perguntas a Marina, que acabou criticando apenas no final do embate:
— Ela defende hoje muito daquilo que condenou lá atrás. Eu trago uma linha de coerência que possibilitará crescimento com base sólida, com base nos empregos de melhor qualidade. Na hora da reflexão final, vai prevalecer que não basta mudar, é preciso que se mude na direção correta.
Análise dos Candidatos:
Dilma - Mentiu mais do que o pinóquio, dizendo que a inflação estava quase nula, vemos claramente o contrário. Também vimos que Dilma se refere muito ao Lula, é Eu e o Lula e bla, bla, bla. Na minha opinião, ela tinha que falar das propostas dela, já que nós elegeremos somente a Dilma.
Marina - No outro debate se saiu melhor, neste, se esquivou de muitas das perguntas, não respondendo os questionamento dos adversários. Impressionantemente, Marina não falou da Velha Política!
Aécio - Sua apresentação foi razoavelmente boa, já que não teve a oportunidade para questionar as candidatas que estão na sua frente. Voltou a frisar, que ele não é FHC, e que não é justo compara-lo.
Levy Fidelix - Os mais fracos que se beneficiam, foi bem neste debate, chegou a criticar um dos jornalistas, que o fez uma pergunta.
Luciana Genro - Fala muito e faz pouco. Não faz o que defende! Mas foi bem avaliada pela população, que disse que foi a melhor no debate.m
Pr. Everaldo - Apareceu pouco no debate. E foi questionado sobre o assunto polêmico, em que dizem que ele agrediu uma mulher, se saiu bem em sua defesa.
Eduardo Jorge - Eduardo Jorge, acho que serviria mais pra ser humorista, com suas piadinhas, já feitas no primeiro debate, e agora com sua resposta hilária: Eu não tenho nada a ver com isso.
E você o que achou do debate? E nossa análise dos candidatos, você concorda? Se você discorda, em qual ponto?

Nenhum comentário:
Postar um comentário